Friburgo: Estado entrega 140 apartamentos para vítimas da tragédia de 2011

3 / 08 / 2013

Dois anos, seis meses e 22 dias após a tragédia que devastou a Região Serrana, o governo estadual entrega neste sábado, às 9h, o segundo lote de habitações para famílias que perderam seus imóveis no evento climático de 2011. Neste sábado, às 9h, será realizada a solenidade oficial para a entrega de 140 apartamentos no Condomínio Terra Nova, no Bairro Novo, às margens da Estrada Conselheiro Paulino–Riograndina.

Solenidade de entrega acontece neste sábado em Nova Friburgo. (Foto: Divulgação)

Solenidade de entrega acontece neste sábado em Nova Friburgo. (Foto: Divulgação)

Das milhares de famílias que ficaram desabrigadas e desalojadas na tragédia, 190 já estão sob um teto definitivo. Há dois meses o governo estadual havia entregado 50 casas pré-moldadas no Parque das Flores. A soma de imóveis entregues, porém, ainda está longe do que foi prometido em 2011, quando a presidenta Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral afirmaram que entregariam sete mil habitações para as vítimas da tragédia na Região Serrana, das quais cerca de três mil em Nova Friburgo.

Ainda este ano existe a previsão de serem entregues mais 850 moradias populares em Nova Friburgo: 700 no Condomínio Terra Nova; 50 casas no Parque das Flores, e ainda cem apartamentos em Conselheiro Paulino, construídos pela iniciativa privada, que serão adquiridos pelo governo estadual para serem repassados às famílias vítimas da tragédia. Em 2014 há promessa de serem construídos aproximadamente mais 1.200 apartamentos na parte baixa da área do Condomínio Terra Nova.

No convite para a solenidade de entrega dos primeiros 140 apartamentos do Condomínio Terra Nova são anunciadas as presenças do prefeito Rogério Cabral, do governador Sérgio Cabral e do vice-governador Luiz Fernando Pezão, além do chefe da Casa Civil do Palácio Guanabara, Regis Fichtner, e dos secretários estaduais de Obras, Hudson Braga, e de Assistência Social, Zaqueu da Silva Teixeira. Os superintendentes regionais da Caixa Econômica Federal, José Domingos Corrêa Martins e Marcele Sardinha de Almeida, também confirmaram suas presenças.

Famílias beneficiadas passaram por curso de boa convivência

Os beneficiários das primeiras 140 unidades habitacionais do Condomínio Terra Nova participaram recentemente de um curso de gestão condominial. Os futuros moradores dos novos apartamentos — que possuem dois quartos, sala e cozinha distribuídos em 43 metros quadrados — receberam dicas de como viver em condomínio, além de saber quais atribuições da comissão gestora, do síndico e do subsíndico. Também souberam da importância da definição de um regimento interno e da formação de uma comissão de fiscalização.

“É importante que as pessoas tenham conhecimento de como gerir um condomínio e entender o valor de se manter e respeitar os espaços comuns e as regras de convivência. O objetivo desse treinamento é dar orientações no processo de constituição e administração do condomínio, esclarecendo as dúvidas e facilitando a vida das pessoas”, explicou a advogada da Subsecretaria de Gerenciamento de Projetos e uma das palestrantes da reunião, Ana Luiza Ribeiro.