Petrópolis: Lista dos indicados para o Prêmio Guerra-Peixe

18 / 01 / 2014

Na próxima segunda-feira serão divulgados os nomes dos indicados ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe, oferecido pela Prefeitura de Petrópolis aos artistas e instituições que mais se destacaram em diferentes áreas da cultura ao longo do ano anterior. A lista para esta quinta edição do prêmio foi definida pela Comissão Julgadora durante reunião realizada na última quinta-feira (16/01) e os indicados estão, agora, recebendo a comunicação oficial.

Juri do prêmio Maestro Guerra-Peixe da esquerda para a direita: Rosi Marie, Angela Zanei, Cristiane Michelin, William Esteves, Maria Luisa Rocha Melo, Rodrigo D'Ávila, Márcia de Paula Francisco. (Foto: Divulgação)

Juri do prêmio Maestro Guerra-Peixe da esquerda para a direita: Rosi Marie, Angela Zanei, Cristiane Michelin, William Esteves, Maria Luisa Rocha Melo, Rodrigo D’Ávila, Márcia de Paula Francisco. (Foto: Divulgação)

Instituído por lei municipal, o prêmio contempla diversas categorias: Música Popular, Música Erudita, Teatro, Dança, Artes Visuais, Literatura, Comunicação, Audiovisual, Produção Cultural, Categoria Especial e a categoria Notório Reconhecimento, que homenageia petropolitanos que se destacam pela atuação em nível nacional. A indicação e eleição são feitas pela Comissão Julgadora, estruturada a cada início de ano para o acompanhamento das atividades culturais durante todo o período. Ela é composta por pessoas de reconhecido saber e atuação cultural, sendo três representantes do Poder Público e seis da sociedade civil, indicados pelo diretor de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo (FCTP), gerenciadora do processo de escolha e premiação.

A comissão julgadora desta edição de 2014, ano em que se comemora o centenário do Maestro Guerra-Peixe, foi composta pelas seguintes personalidades: a escritora e presidente da Academia Petropolitana de Letras, Cristiane Michelin; a psicóloga e poetisa Angela Zanei do Valle; a artista plástica Sandra Vissotto; a jornalista Rose Marie; o músico Rodrigo D’Avila; o ator William Esteves; a representante do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Márcia de Paula Francisco; e a bibliotecária Maria Luisa Rocha Melo, as duas últimas como representantes do Poder Público. Na coordenação, sem direito a voto, está o diretor de Cultura, Cláudio Gomide.

Fonte: Ascom/Petrópolis