Petrópolis: PSF da Estrada da Saudade promove ações para a saúde do homem

2 / 09 / 2013

Homens reunidos no Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade. (Foto: Divulgação)

Homens reunidos no Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade. (Foto: Divulgação)

O mês de agosto é dedicado à saúde do homem. Para incentivar a prevenção de doenças comuns ao sexo masculino, as equipes do Posto de Saúde da Família (PSF) da Estrada da Saudade dedicaram o dia de hoje (30/8) a palestras, debates e conscientização. O câncer de próstata, a hipertensão arterial, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e diabetes foram algumas das doenças abordadas pelas equipes do PSF.

“Os homens são muito resistentes a procurar atendimento. Campanhas como esta são importantes para sensibilizá-los a cuidar da saúde. E o mais importante é que eles estão participando, estão se mostrando bem interessados”, disse a enfermeira Sylvia Von Sydow Bittencourt.

O morador da região, Isaac de Medeiros Torres, de 61 anos, participou da roda de apoio, realizada pela manhã. Ele considerou o evento muito importante. “Sempre compareço às consultas, procuro me cuidar. Campanhas como esta vão nos ajudar”, disse.

Além das palestras e rodas de apoio, os pacientes receberam material informativo e o laço azul (representando a saúde do homem). Eles também realizaram exames, como medição de pressão arterial e teste de glicemia. “Quem precisou de consulta já teve o atendimento agendado”, disse a enfermeira, acrescentando que a partir de setembro será dedicado um dia para o cuidado da saúde do homem. “Vamos manter essas ações e atividades no posto voltados para os nossos pacientes”, explicou.

A programação contou também com a participação de profissionais do Centro de Terapia Oncológico (CTO) que falaram sobre o câncer de próstata e alunos da Fase.

Fonte: Ascom/Petrópolis